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Atualmente, a maioria das empresas já construiu uma boa base de contatos e trabalha com disparos de e-mails constantes. Muitas até mesmo têm ferramentas para isso, mas o que vemos é que frequentemente os resultados ficam aquém do esperado. Então, as empresas cogitam contratar o RD Station para envio de e-mails, depositando nele todas as esperanças para ser a solução dos problemas.
Sem dúvida, é o caminho certo, mas a verdade é que a ferramenta tem muito mais a oferecer! Em outras palavras, investir na maior ferramenta de automação de marketing do País, o RD Station é uma aposta certeira. Mas usá-la apenas para enviar e-mails – muitas vezes ainda manualmente – é um desperdício de recursos e tempo.
Embora a utilização do e-mail como ferramenta seja uma excelente opção, ela não funciona sozinha, e a automação de marketing também não é uma solução mágica. Então, criamos esse conteúdo sobre RD Station para envio de e-mails, para que você entenda melhor para que serve a plataforma , os benefícios de contar com a automação de marketing e como potencializar as ferramentas para conseguir bons resultados.
O que envolve uma boa estratégia de Marketing Digital
Ao contrário do que muitos pensam, uma boa estratégia de Marketing Digital não consiste apenas em redes sociais e e-mails genéricos, que na verdade mais incomodam que beneficiam a audiência. Pelo contrário, a melhor estratégia envolve uma conversa com a sua audiência, em que a empresa primeiro compreende o que o público quer, para, então, poder responder de acordo.
Parece complexo? Não é! Mas não dá para começar sem um bom planejamento estratégico que anteceda à prática. Assim, na hora de planejar, você deve definir:
- Os objetivos da empresa com a estratégia de Marketing: você quer aumentar a visibilidade da sua marca, captar mais leads, vender mais produtos ou algo diverso?;
- O seu público, ou, como denominamos no Marketing Digital, sua persona;
- Os canais em que seu público se encontra: de nada adianta criar um perfil no Twitter se a principal rede social utilizada pelo seu público for o Instagram, não é? Ou, ainda, ter uma equipe ao telefone, quando o cliente prefere comprar por WhatsApp;
- As formas de comunicação com o público: você vai investir em redes sociais, em e-mail, em whatsapp, anúncios no Google ou em outras estratégias para se comunicar?
Com isso definido, é hora de entender quais são as ferramentas que podem incorporar sua estratégia:
- Estratégia de Social Media (redes sociais);
- E-Mail Marketing: promocionais, informacionais, transacionais;
- Automação de Marketing: e-mails de follow up, integração com CRM de vendas;
- SEO;
- Vídeos, podcasts, webinars, dentre outros.
A seguir, explicaremos mais sobre a automação de marketing e, mais especificamente, sobre uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado para isso: a RD Station. Sobretudo, vamos compartilhar nossas próprias experiências e técnicas: você terá acesso privilegiado e gratuito a algumas estratégias e aprendizados dos especialistas em consultoria de marketing digital aqui da Farmer!
Posso usar a RD Station para envio de e-mail, e o que mais?
A plataforma RD Station Marketing oferece várias funcionalidades para empresas clientes. Trata-se de um sistema completo de automação de marketing e vendas: auxilia em qualquer ação de marketing que possa ser automatizada.
Assim, com o RD Station é possível controlar todo o processo:
- desde a captação de um lead,
- os campos para qualificação dele,
- o fluxo de nutrição personalizado (e-mails) que cada segmento de lead receberá automaticamente,
- passando pela integração com a equipe de vendas,
- até o pós-venda, momento em que o foco é no encantamento do cliente e a avaliação dos serviços ou produtos.
Por isso, é um desperdício usar o RD Station para envio de e-mails somente. E estamos falando isso aqui porque é muito comum nos depararmos com essa realidade! São muitos os clientes que chegam até nós com o RD contratado, mas que não usam nem 5% do potencial da plataforma.
Então, posso usar a RD Station para envio de e-mails, e o que mais? Em que consiste essas possibilidades? Continue lendo para compreender.
As possibilidades de uso do RD Station
Basicamente, o RD Station permite trabalhar com clientes e potenciais clientes a partir dos seguintes níveis do funil de vendas:
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Atração:
Aqui estão várias funcionalidades para estratégias de marketing de atração. Por exemplo, é possível postar nas mídias sociais e até fazer anúncios através do RD Station. Além disso, cadastrar as palavras-chave relevantes para a empresa e assim analisar o desempenho.
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Conversão:
Já nessa parte da ferramenta, você pode criar e personalizar as diversas formas de converter seus visitantes em leads. Assim, é possível criar de forma bastante fácil e intuitiva formulários, pop-ups (inclusive colocar o botãozinho do WhatsApp no site), e as queridinhas Landing Pages. Aliás, existem diversos modelos prontos para escolher e customizar.
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Relacionamento:
Com as funcionalidades desse menu, você pode agrupar os seus leads em segmentações. Por exemplo: clientes de São Paulo que não compraram ainda este ano. Ou, ainda, pessoas que pediram orçamento mas não compraram. Ou compradores que abandonaram o carrinho.
E para que segmentar os leads? Para enviar mensagens personalizadas para cada tipo de interação! Aqui entram as automações de marketing, que nada mais são que fluxos de e-mails automáticos criados para os leads que cumprem os requisitos determinados por você.
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Análise:
De fato, sabemos que de nada adianta executar ações e não medir o desempenho. Por isso, essa é para nós talvez a parte mais importante do RD Station. Aqui é possível ter dados verdadeiros, que sirvam como base para decisões assertivas. Por exemplo:
- Quantidade de leads por Formulário;
- Taxa de conversão das Landing Pages (quantos visitantes viram leads);
- Desempenho dos fluxos de automação;
- Origem das visitas (de quem compra, de quem converte…);
- Quantidade de leads em cada etapa do funil;
- Quanto tempo dura em média o ciclo de vendas;
- Quantos leads seu time de vendas recebe por mês para trabalhar (e qual a taxa de sucesso)…
Enfim! As possibilidades de análise são inúmeras! Para além do empirismo, o RD Station leva o seu negócio para outro nível.
Como usar o RD Station Marketing para agregar ao Marketing
Veja abaixo como a ferramenta pode agregar à sua empresa, e por que ela vai muito além do simples envio de alguns e-mails.
Captação e Conversão de Leads
Na plataforma existe uma seção própria para estratégias focadas em marketing de atração, permitindo a captação de novos leads. Depois, você pode segmentá-los e automatizar mensagens e fluxos de nutrição específicos para cada segmentação.
Parece complexo? Então veja um exemplo abaixo:
Vamos imaginar que a Universidade Farmer, empresa do ramo educacional, está trabalhando uma estratégia de marketing. Nesse caso, com uma boa estratégia de SEO ou de tráfego pago, o site começará a receber mais acessos e atenção.
Ao entrar no site, as pessoas têm a opção de assinar uma newsletter, clicar em um pop-up para baixar um e-book ou mesmo se cadastrar em uma lista de espera de cursos de verão.
Ao fornecer os dados pessoais para realizar quaisquer dessas ações, elas se convertem em leads, e você recebe todos os dados no RD Station: quem é esse lead, de onde veio, qual o interesse, etc.
A saber, a RD Station oferece as seguintes opções de captação de leads:
- Landing Pages;
- Formulários;
- Pop ups;
- Botões de Whatsapp.
É com eles que você pode passar à próxima etapa: a nutrição.
Nutrição de Leads
Então, voltamos ao nosso exemplo da Universidade Farmer:
Alice acessou o site da universidade do exemplo acima, baixou um e-book sobre testes vocacionais e, com ele, definiu o curso que quer fazer. Mas, agora ela vai em busca das melhores universidades para estudar.
Se ela nunca mais ouvir falar na Universidade Farmer, pode ser que acabe escolhendo outra opção, não é? Mas, enquanto Alice está lendo o e-book, o RD Station terá registrado os dados fornecidos por ela e o evento no qual ela converteu (nesse caso, o e-book de teste vocacional). Dessa forma, os analistas da Universidade Farmer possuem o conhecimento sobre o interesse da Alice: um teste vocacional.
Por que não entrar em contato oferecendo outro material, um conteúdo, ou mesmo uma consultoria para ajudar nessa definição do curso? Se Alice aceitar e informar sua preferência, a Universidade pode dar sequência mostrando depoimentos de alunos que tiveram boas experiências. Com isso, estará nutrindo o lead que, aos poucos, aprende mais sobre a empresa. Sem dúvida, isso aumenta as chances de Alice se tornar uma aluna.
Assim, todos os contatos ficam registrados na base de leads do RD Station. Só que essa comunicação com eles pode ficar difícil conforme a base cresce. É para isso que usamos duas outras funções oferecidas pela ferramenta: a segmentação de leads e a automação.
Segmentação de Leads
No início, com 100 ou 200 leads, pode ser tranquilo para enviar comunicações, até mesmo manualmente. Mas, com o crescimento do volume de leads, as coisas se complicam. Para explicar melhor a complexidade e a importância da segmentação de leads, vamos voltar ao exemplo da Universidade Farmer:
Após alguns meses de estratégia de captação de leads, a Universidade conseguiu um total de 10.000 pessoas na base de contatos. Dessas 10.000, 2.000 são pais buscando uma universidade para recomendar aos filhos, 3.000 são adultos interessados em uma pós-graduação e os demais são potenciais alunos da graduação. Faria sentido enviar o mesmo e-mail e comunicação para todos eles? A resposta é fácil e óbvia: Não.
Afinal, nesse caso um e-mail padrão seria extremamente frio, com aquela “cara de propaganda”, que os clientes já nem lêem mais. Por outro lado, lembra da comunicação com a Alice, que foi direto nas dores e necessidades dela? Como fazer isso com uma base de pessoas tão diferentes?
É aí que a segmentação de leads entra.
Ao segmentar os leads, é possível separar por interesse principal (área do curso), por produto (graduação, pós-graduação, segunda graduação), por estágio da carreira (recém formado, pós graduado), e por diversas outras formas! Certamente isso torna possível personalizar a comunicação e, assim, oferecer exatamente o que aquele grupo busca.
No entanto, ainda fica um problema: como enviar tantas comunicações?
Automação
Nesse momento você pode criar fluxos de automação que, ao serem ativados, seguem uma sequência de ações. Assim, ao determinar o critério de entrada (os requisitos que determinado grupo de leads precisam cumprir para entrar naquela automação), o fluxo é ativado e a pessoa recebe as comunicações automaticamente: na sequência e frequência definidas.
Lembra da Alice, da Universidade Farmer?
Alice baixou o conteúdo sobre teste vocacional. A Universidade poderia criar um fluxo de e-mails (aqueles sugeridos lá no início) que seriam enviados a quem baixasse tal conteúdo. Nesse caso, o “critério de entrada” é o “download do e-book sobre testes vocacionais”.
Assim, Alice receberia automaticamente e dias depois um e-mail com os cursos mais procurados da área que ela preencheu no formulário para fazer o download do e-book. Mais 2 dias depois, recebe um e-mail com os diferenciais da Universidade Farmer. Em seguida, um e-mail com depoimentos de alunos que fizeram os cursos pelos quais ela tem interesse. Aliás, caso tenha alguma turma abrindo ou mesmo uma promoção específica dos cursos de interesse da Alice, ela saberá em primeira mão!
Com certeza, assim ficou fácil entender como, com uma boa configuração, você consegue criar todo o fluxo de nutrição de forma automática. Além disso, ainda é possível configurar para que sua equipe de vendas seja avisada quando a pessoa realizar alguma ação que indique que é hora de entrar em contato e tentar vender. Por exemplo, quando a Alice colocar um produto no carrinho, mas sair sem realizar a compra.
RD Station para envio de e-mails: mais possibilidades nas mãos de quem sabe usar
De fato, a RD Station para envio de e-mails é muito eficiente, mas ela permite levar a estratégia de marketing digital para outro nível de profissionalismo e resultados!
No entanto, ela é apenas uma ferramenta e a eficiência depende do conhecimento de quem a está utilizando. Por isso, é tão comum que as empresas contratem o RD Station mas não a utilizem, seja por falta de profissionais para isso ou mesmo por ausência de conhecimento específico na plataforma.
Nesses casos, contar uma agência especializada em marketing digital significa economia de tempo e recursos. Afinal, pela vivência diária nesses processos, a agência poderá implementar as estratégias em um curto espaço de tempo. Dessa forma, é possível “pular” o tempo de aprendizado que seria necessário para um funcionário aprender a usar o RD Station. Além disso, muitas vezes o custo de contratação da agência é menor do que investir em uma equipe de marketing interna.
Nós, da Farmer, somos uma agência certificada pela RD Station e temos vasta experiência em levar nossos clientes além de suas expectativas, conquistando clientes e resultados sólidos. Juntos, vamos analisar o seu negócio, seus objetivos, seu público e definir as melhores estratégias. Entre em contato agora mesmo e veja como podemos te ajudar!